segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Maven e Eclipse ( m2e ).

Nesse tutorial mostrarei como utilizar o gerenciador de dependências Maven com o Eclipse, mostrarei o que é necessário e a criação de um projeto simples para ver o maven em funcionamento.

Maven
Maven é uma ferramenta para o gerenciamento de dependências do projeto, que utiliza um arquivo xml chamando POM (Project Object Model) para gerenciar as dependências do projeto. Em outras palavras você não vai mais precisar baixar arquivos .jar e ficar importando eles para o projeto, com o maven apenas adicionando algumas linhas dentro do arquivo pom.xml ele já se encarrega de fazer o download e adicionar na sua aplicação. 
No site Maven Repository http://mvnrepository.com/ você pode encontrar qual quer dependência que desejar para colocar no seu pom.xml.

M2E
É um pugin para o eclipse que torna a utilização do maven mais simples diretamente do eclipse.
Todos os libs baixados pelo m2e ficam dentro da pasta .m2/repository, com isso se mais de um projeto depender do mesmo lib ele não é baixado denovo.

Ferramentas
Eclipse Download
JDK Download
m2e (maven para o eclipse)

Instalando o m2e
Após abrir o Eclipse vá em Help -> Install New Software e coloque a http://download.eclipse.org/technology/m2e/releases


Após o termino da instalação reinicie o Eclipse e está na hora de iniciar a utilização do maven.
Vamos criar um maven project, vá em File -> New -> Other -> Maven Project.
Selecione Create a simple project, e clique em next,
Group Id: org.toca.maven
Artifact Id: maven-teste
Name: Maven Teste,
e clique em finish.
Sera criada a seguinte estrutura.
Veja que o arquivo pom.xml é onde colocaremos as dependências do nosso projeto de uma maneira bem simples.


Note que foram inseridas duas dependências no projeto log4j e javax.mail, no que no momento que você inserir a dependência e salvar o arquivo o eclipse começa automaticamente a baixar o .jar e o insere no projeto e está pronto para ser usado.


Caso você não queria mais por exemplo o log4j no seu projeto basta apagar as linhas da dependência do pom.xml que ao salvar o arquivo .jar sera removido do projeto.



2 comentários: